domingo, 24 de junho de 2012

A Importância da Música na Igreja! Parte 1


Pregação na Primeira Igreja Batista em Saracuruna
Dia 24 de Junho de 2012 no Culto da Noite
by Larissa Marinho

Por isso Davi louvou ao SENHOR na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, SENHOR Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.
Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.
Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.
Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança. 
(1 Crônicas 29:10-15)

Para começarmos com esse assunto é necessário termos em mente algumas questões musicais. O que já andam pelas veredas da música fatalmente conheceram os aspectos apresentados aqui.

1. Qual é a origem da Palavra Música e seus Significados?
A origem da palavra ‘música’ vem do grego mousikê, que significa “arte das musas”. Música pode ser definida como “arte e ciência de combinar harmoniasamente os sons”.
Abaixo segue alguma definições muito interessantes sobre o que é Música.
1.1 “É a arte de expressar o sentimento da alma através dos sons.” (Maria Luiza Priolli)
1.2. “É a arte de combinar os sons simultâneos e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo.” (Bohumil Med)
1.3 “É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.” (Wikipédia)

2. Partes da Música
2.1 Melodia:
É a combinação dos sons sucessivos (Contínuo, seguido).
Ex:
2.2 Harmonia 
É a combinação dos sons simultâneos, (feito ao mesmo tempo);


3. Louvor e Adoração
Com base em um estudo e no livro da Profª Westh Ney Luz, professora do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, escritora e a segunda autora do livro "Culto cristão – Contemplação e comunhão" - Leila Gusmão e Westh Ney verificamos aqui o significado real destas duas palavras que atualmente está em grande decadência em algumas igrejas. Vejamos então:
n- Louvor é tudo o que você faz como resultado do seu reconhecimento de quem Deus é.
- Adoração é curvar-se diante do Eterno, prostrar-se, reconhecendo os seus atributos em completa submissão.
n"Louvor é o resultado desta Adoração. Louvar é o resultado da constatação, do reconhecimento dos atributos de Deus – digno, único, onipotente, onipresente, onisciente, triúno, verdadeiro, justo, benigno, misericordioso... – agindo em direção ao outro em nome do Senhor. Louvar não é só cantar, mas é a nossa adoração em ação: ação de graças, confissão de pecados, confissão de fé e tudo isso pode ser feito em silêncio, lendo ou recitando a Palavra, orando, testemunhando. Louvor é a nossa adoração em ação. É a sua adoração em ação." 

Quando pensamos nesses simples elementos musicais, sentimos que Deus também trabalhou no coração de cada artista para que todas as partes combinassem entre si.
Entender o que é Louvor e Adoração, tem sido um grande desafio para as igrejas atuais. Nossas melodias estão distorcidas, nossas letras objetivam a necessidade do coração do homem e não mais a do coração de Deus. Hoje conseguimos facilmente encontrar cânticos e hinos que falam claramente bem em ser como: Zaqueu, Levi, Jó, Davi, José... Em ser como todos os profetas e discípulos da Bíblia, mas encontramos também a dificuldade de achar músicas que falem ou pelo menos tenham uma frase dizendo:
QUERO SER COMO CRISTO. 
Com tantas preocupações, fui em busca de respostas para entender melhor o que as igrejas e seus membros dizem ou interpretam sobre Louvor e Adoração. Para isso chegamos a uma conclusão que ultimamente venho vendo e ouvindo alguns tipos de "Louvores".
 1. Louvor do Prazer Carnal,o qual coloca prazer do adorador em primeiro lugar e não a satisfação do Senhor. 
2. Louvor da Linguagem Mundana, o qual toma emprestado a música de entretenimento mundano atual,seus instrumentos, ações, ritmos e espetáculos, não atentando aos avisos bíblicos a respeito do amor ao mundo. 
3. Louvor Estético, o qual propõe que orquestras, bandas e solos instrumentais são expressões autênticas do louvor, como se Deus fosse louvado por meio única e exclusivamente destas coisas, embora Cristo tenha dito:"Deus é Espirito; e importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade." (Jo 4.24).
4. Louvor Extasiante, no qual pessoas se esforçam para entrar num estado altamente emocional e até semi-hipnótico, embora as Escrituras afirmem que devemos sempre orar e cantar com entendimento.
5. Louvor Superficial, no qual hinos são reduzidos a simples "corinhos" que transmitem uma ou duas idéias elementares, uma vez que temas espirituais profundos não são desejados.
6. Louvor Informal, em que líderes ocasionais, brincalhões e promotores de trivialidade transformam a igreja em um espaço social, negligenciando a dignidade, a reverência, a grandiosidade e a glória do Senhor.         

Não estou aqui para criticar trabalho ou criação de ninguém, mas venho alertar aos ouvintes e igrejas que TENHAM MAIS CUIDADO COM A SELEÇÃO DE SEUS HINOS.
 Sei que ao mesmo tempo que temos péssimas composições que infelizmente nos embaraçam simplesmente pelo modo de ouvir, e ser capazes de nos perguntarmos; - Por que esta tal igreja que lê, estuda e ama os preceitos do Senhor, esta cantando esta música?, há também o contrário de tudo isso. A alguns dias atrás ouvi uma música incrível grupo Sarando a Terra Ferida. 

No Teu Amor
Ministério Sarando a Terra Ferida

No teu amor eu encontro compaixão
O teu amor trouxe em mim redenção
Mesmo que a culpa em mim insista em ficar
Sei que no Teu amor eu posso descansar
Teu amor, Teu amor
É a ponte que me leva
Ao centro do teu coração
É o elo impossível de quebrar
Teu amor é o pilar
Que sustenta as bases do meu coração
Atenua a sede da minha alma
Teu amor, Teu amor
Quem nos separará do Teu amor, Jesus!


O homem precisa entender que quem cura é Deus, quem retira a magoa antiga e dá necessidade de perdão é Deus. Naqueles momentos mais difíceis onde naturalmente encontram-se obstáculos em sua vida, quem irá cuidar de ti é Deus. Dizer que devemos ter cuidado é pouco, hoje digo que devemos ter cautela na seleção de nossos hinos e cânticos.
Cada música quando foi escrita e criada em todos os tempos, tinha a sua finalidade. A de instruir, de alertar,  de mover o coração, de exaltar, de adorar, de contar histórias... Muitas músicas que cantamos sabemos perfeitamente de onde vem a sua inspiração, da palavra de Deus.
Ela é composta pelas mais belas frases que se encaixam perfeitamente em belas e trabalhadas melodias. Por isso gosto tanto da definição da Autora Maria Luiza Priolli quando cita que:

“ a musica é a arte de expressar o sentimento da alma através do sons.”

Isto quer dizer que a vontade que temos de falar sobre Deus e demonstrar esse nosso amor que a ele é dedicado será feito e transmitido a outros através da música. O Louvor a Deus deve envolver todo o nosso ser, todo o nosso melhor, tudo que o sentimos que devemos entregar a Deus, pois só ele cuidará de nós.
Quando pensamos em IGREJA + MÚSICA, pensamos logo em seguida em HARMONIA. 
Conheço histórias histórias incríveis de pessoas que converteram-se ao evangelho através dos hinos e cânticos cantados em minha igreja. A Igreja quando reunida para engrandecer ao Senhor e canta hinos em teu nome, é capaz de quebrar barreiras que o inimigo coloca em nossa frente nos trazendo a dificuldade de enxergar quais os planos de Deus em nossa vida e na vida de nossa igreja. Falar do amor de Jesus através da Música é uma dádiva que muitos não entendem. Precisamos ter cuidado com o que cantamos, nossos corações devem estar presentes em cada trecho de música cantada. Deus esta ouvindo as nossas orações canções interpretativas, e ele nos responderá e fará da maneira que mais lhe é necessário.



Nenhum comentário: