sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ernesto Nazareth e o Magnífico Tango Brasileiro

Foi um grande pianista e compositor brasileiro, sendo considerado um dos grandes nomes do Tango Brasileiro. Nasceu na casa Nº 9 da Rua do Bom Jardim (atualmente Rua Vidal de Negreiros), no antigo Morro do Nheco (hoje Morro do Pinto), na região do Porto do Rio de Janeiro. Era filho do despachante aduaneiro Vasco Lourenço da Silva Nazareth e de D. Carolina Augusta da Cunha Nazareth. Sua mãe foi quem lhe apresentou ao piano e lhe ministrou as primeiras noções do instrumento, mas após a sua morte, em 1874, Nazareth passou a receber lições de Eduardo Rodolpho de Andrade Madeira, amigo da família, e, mais tarde, de Charles Lucien Lambert, um afamado professor de piano de Nova Orleans, aqui radicado e grande amigo de Louis Moreau Gottschalk.

Apesar de escrever músicas para piano,elas muitas vezes retrataram o ambiente musical das serestas e choros, expressando através do instrumento a musicalidade típica do violão, da flauta, do cavaquinho, instrumental característico do choro, fazendo-o revelador da alma brasileira, ou, mais especificamente, carioca. Ernesto Nazareth ouviu os sons que vinham da rua, tocados por nossos músicos populares, e os levou para o piano, dando-lhes roupagem requintada. Sua obra se situa, assim, na fronteira do popular com o erudito, transitando à vontade pelas duas áreas. O espírito do choro estará sempre presente, estilizado nas teclas do primeiro ou voltando às origens nas cordas do segundo. E é esse espírito, essa síntese da própria música de choro, que marca a série de seus quase cem tangos-brasileiros, à qual pertence "Odeon".

Alguns sites que falam um pouco mais de suas obras.
Para aqueles que gostariam de ter algumas de suas partituras, esses sites disponibilizam partituras e audios gratuitos. É só fazer o donwload e aproveitar um pouco mais de Ernesto Nazareth.


http://www.ernestonazareth.com.br/ (Audios e Partituras)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernesto_Nazareth (Biografia)

http://www.chiquinhagonzaga.com/nazareth/ (Biografia, Partituras) Disponibiliza também Biografia e Partiturtas de Chiquinha Gonzaga. Espetácular.

http://musicabrasileira.org/ernestonazareth/ (Biografia)

http://epartitura.blogspot.com/2007/06/brcio-de-abreu-artigo-sobre-ernesto.html (Artigo)

http://sovacodecobra.uol.com.br/2007/03/ernesto-nazareth-inedito/ (Artigo)

http://www.youtube.com/watch?v=-cwwzKHfOC0&feature=related (Esse video é Maravilhoso - Ernesto Nazareth Francisco Mignone )

http://www.youtube.com/watch?v=igqusrDgivs&NR=1&feature=fvwp (Atrevido)

http://www.youtube.com/watch?v=gH5vArDMwsQ&feature=related (Ernesto Nazareth - Arthur Moreira Lima - batuque - tango brasileiro(chôro)
Divirtam-se!








Nenhum comentário: