Olá!
Sou professora dos Projetos Mais Escola e Mais Educação, e para mim entrar nessa área foi um grande desafio. Tive a oportunidade de conhecer crianças de todas as maneiras. Pais que lutam por seus filhos, tentando ensinar os valores familiares e outros pais que não ligam para as crianças.
Em uma dessas observações dei de cara com o maior de todos os desafios, (pelo menos para mim). Ser professora de Crianças Com Deficiência Física ou Mental, pois é, consegui ultrapassar essa barreira.
Algumas dessas crianças estudam na mesma sala que as outras, pois essa Escola recebe poucas com condições e educação específicos para elas. Então tudo o que fazemos eles também são capazes de superar seus limites e nos desafiam a ver que tudo pode ser bem diferente se a mudança começar a partir de nós.
Um dia não sabia o que trabalhar, pois me jogaram em uma turma que eu não conhecia e nunca havia trabalhado. Logo percebi que eram todos 2º Ano e que havia Crianças Especiais. Não podia passar muita atividade pois as mãos não aguentariam escrever, não podia cantar, pois era a turma mais agressiva da Escola e com certeza pelo horário ficariam afoitos. Foi então que me surgiu a brilhante ideia de trabalhar os gestos.
Para a minha surpresa a turma respondeu muito bem e aprenderam a comunicar-se um com o outro.
Ensinei as notas e vendei alguns alunos. De olhos fechados eles deveriam fazer os gestos para a turma sem dizer um OI. Depois coloquei tampões de ouvido e pedi para que eles se comunicassem, apenas através dos gestos sem ouvir Nadinha. E por final FIZ OS DOIS, vendei os olhos e tapei os ouvidos. Sabe que foi aquele alvoroço, mas entenderam que não é fácil para todos. Fiquei feliz, pois os outros alunos conheceram a dificuldade de seus amigos e entenderam o que eles passam no dia-dia.
Para melhor esclarecimento, coloquei abaixo o significado deste trabalho e a imagem para você aprender e ensinar para os seus alunos.
As atividades são várias:
1. Cantar músicas Fáceis com o auxílio das Notas Manosolfas;
2. Ensinar partitura e cantar as músicas fazendo Solfejo Ritmico.
Tudo o que será feito dependerá da criatividade do professor e da necessidade de cada turma ou criança.
Boa Sorte e Que Deus nos dê sabedoria!
O Solfejo mímico ou manosolfa é uma associação de gestos manuais com a altura das notas. É uma atividade que se utiliza do corpo das crianças para a vivência musical, assim como foi feito por Dalcrose em seu método. Cada uma das cinco alturas do solfejo relativo recebe um sinal gestual e um nome (que pode ser o nome da nota musical). Esse gesto irá ser executado no espaço diante do corpo da pessoa, em cinco alturas diferentes. Essa atividade permite que as crianças visualizem a altura musical observando como as notas "sobem" ou "descem" enquanto cantam e gesticulam melodias ascendentes e descendentes.
Sou professora dos Projetos Mais Escola e Mais Educação, e para mim entrar nessa área foi um grande desafio. Tive a oportunidade de conhecer crianças de todas as maneiras. Pais que lutam por seus filhos, tentando ensinar os valores familiares e outros pais que não ligam para as crianças.
Em uma dessas observações dei de cara com o maior de todos os desafios, (pelo menos para mim). Ser professora de Crianças Com Deficiência Física ou Mental, pois é, consegui ultrapassar essa barreira.
Algumas dessas crianças estudam na mesma sala que as outras, pois essa Escola recebe poucas com condições e educação específicos para elas. Então tudo o que fazemos eles também são capazes de superar seus limites e nos desafiam a ver que tudo pode ser bem diferente se a mudança começar a partir de nós.
Um dia não sabia o que trabalhar, pois me jogaram em uma turma que eu não conhecia e nunca havia trabalhado. Logo percebi que eram todos 2º Ano e que havia Crianças Especiais. Não podia passar muita atividade pois as mãos não aguentariam escrever, não podia cantar, pois era a turma mais agressiva da Escola e com certeza pelo horário ficariam afoitos. Foi então que me surgiu a brilhante ideia de trabalhar os gestos.
Para a minha surpresa a turma respondeu muito bem e aprenderam a comunicar-se um com o outro.
Ensinei as notas e vendei alguns alunos. De olhos fechados eles deveriam fazer os gestos para a turma sem dizer um OI. Depois coloquei tampões de ouvido e pedi para que eles se comunicassem, apenas através dos gestos sem ouvir Nadinha. E por final FIZ OS DOIS, vendei os olhos e tapei os ouvidos. Sabe que foi aquele alvoroço, mas entenderam que não é fácil para todos. Fiquei feliz, pois os outros alunos conheceram a dificuldade de seus amigos e entenderam o que eles passam no dia-dia.
Para melhor esclarecimento, coloquei abaixo o significado deste trabalho e a imagem para você aprender e ensinar para os seus alunos.
As atividades são várias:
1. Cantar músicas Fáceis com o auxílio das Notas Manosolfas;
2. Ensinar partitura e cantar as músicas fazendo Solfejo Ritmico.
Tudo o que será feito dependerá da criatividade do professor e da necessidade de cada turma ou criança.
Boa Sorte e Que Deus nos dê sabedoria!
O Solfejo mímico ou manosolfa é uma associação de gestos manuais com a altura das notas. É uma atividade que se utiliza do corpo das crianças para a vivência musical, assim como foi feito por Dalcrose em seu método. Cada uma das cinco alturas do solfejo relativo recebe um sinal gestual e um nome (que pode ser o nome da nota musical). Esse gesto irá ser executado no espaço diante do corpo da pessoa, em cinco alturas diferentes. Essa atividade permite que as crianças visualizem a altura musical observando como as notas "sobem" ou "descem" enquanto cantam e gesticulam melodias ascendentes e descendentes.
Fonte: Wikipédia
Um comentário:
Olá, muito bom o material. Além de dalcroze, kodály foi quem realmente utilizou o recurso manosolfa em sua pedagogia musical.
Postar um comentário