sexta-feira, 11 de maio de 2012

Atividades de Musicalização Infantil 1

Como eu havia prometido, atualmente estarei também trazendo atividades musicais infantis. 
Sabendo que infelizmente encontramos materiais pouco acessíveis e quando encontramos fatalmente estão com  o valor absurdo, estou disponibilizando aqui no blog alguns trabalhos bem interessantes, que podem ser feitos com crianças, adolescentes, jovens, adultos. Claro, tudo vai depender da compreensão de cada um.
Vai fazer exatamente 6 anos que frequento essa área de Musicalização e venho descobrindo que como a música ela renova-se diariamente. Temos que aproveitar essa mudança para reciclar também os nossos materiais. Crianças adoram cores e precisam (nem sempre) de atividades que as mantém interessadas no programa Musical. Mante-las envolvidas, concentradas e interessadas hoje em dia esta muito mais difícil. 
Com o acesso a internet, o "tudo veloz", o Mundo Criança esta quase deixando de existir, as brincadeiras de bolinhas de gude, bonecas, carrinho, ursinhos e casinhas foram trocadas por videogames, televisão, motos motorizadas, Karaoke e outros mais que distanciam a criança do seu momento e da sua realidade. 
Minha mãe é diretora de Escola Municipal e durante uma das nossas várias conversas ela comentou que infelizmente há crianças que não tem blusa, sapato, calça da escola mas tem um celular novinho cheio de Berenguendês. O que é mais importante: a educação ou a Tecnologia? 
Chega de enrolação e vamos ao que interessa.

1. Esse é uma Jogo da Memória.
Plastifique e recorte. Porque é sugerido que seja plastificado?  Algumas crianças gostam de jogar no chão outras na mesa. A ideia é deixar a criança bem confortável.
Imprima 2 folhas para render mais.




2. Aprendendo o nome das notas na Clave de Sol.



3. Identificando as Claves de Sol, Fá e Dó. 
4. Aprendendo o Nome das Notas Musicais:



DINÂMICAS DE GRUPO

Jogo do Eco
Formação: duplas
Um é espelho e o outro imagem. A imagem realiza movimentos e sons percutindo com o próprio corpo enquanto o espelho tem que imitá-lo em forma de eco.
Jogo da pulsação (compassos)
Formação: roda
Todos de mãos dadas obedecendo o compasso sugerido pelo orientador, a roda gira em um sentido pré determinado. Um grande pulo no tempo forte e passos firmes nos tempos seguintes. Ex: 1 (pulo) 234 (passos) Podendo acompanhar uma canção ou cantar.

Segunda-feira estarei postando alguns instrumentos e desenhos para colorir.
Finalizando, deixo uma brincadeira antiiiiiga. 
O video apresenta como Uma Dança Bem Legal, eu conheço como Meu Jesus é Bem Legal, Tchu TchuAuuu. Há várias interpretações, fica a seu critério o estilo da música. 
Grande Abraço e Aproveitem! 

Tchutchuê






2 comentários:

Anônimo disse...

Olá ao usar as atividade do meu blog favor atribuir ao criador ... por favor pois o msm precisou de esforço para ser composto, e o minimo é sitar a fonte originaria

Janaina Helen disse...

infelizmente tb vejo material meu ai, é importe que sejam citado as fontes dos materiais para criadores de conteúdos como nós tenhamos nosso trabalho devidamente reconhecido.