quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Funções do Regente

Fazendo alguns trabalhos e pesquisas, encontrei estes estudos sobre regente e recordei minha professora, grande regente Rosangela Sant'Ana Jesuino em sala de aula nos disciplinando sobre A FUNÇÃO DO REGENTE DE CORO. Achei realmente muito parecido com suas aulas. Quero deixar esta homenagem a minha grande professora, dizendo que em todas as suas aulas sempre há algo novo e extraordinário para nós, muito obrigada Ro. Grande Araço.



FUNÇÕES DO REGENTE

COORDENAR A ATIVIDADE DO GRUPO
1.1 QUALIDADES TÉCNICAS:
A)Ter Experiência de Comando.Ser experiente, saber comandar, organizar com competência, calma.
B)Consciência Melódica, Harmônica e Rítmica.Saber indetificar, Interpretar sons agradáveis e sons sucessivos de uma ou mais frases musicais.
C)Visão Global da Peça.Conhecer o que está passando para o coral. Ser fiel ao documento (partitura) conhecendo a origem, sua história, a época.
D)Clareza de Gestos.A linguagem gestual é rica e bem particular de cada regente. Esta comunicação deve ser entendida e sentida para ter efeito de dinâmica musical. Mais detalhes em "Linguagem do regente".
E)Domínio da PeçaEstudar com antecedência. Nem sempre as partituras são originais, são cópias de cópias, pouco legíveis e isso pode trazer uma série de transtornos. Corrijir as falhas, observar ritornellos, estrófes, solos etc. No caso de estar a partitura seriamente danificada, refazê-la, assim com certeza o regente dominará e conhecerá bem todos os detalhes da peça. Estudar naipe por naipe. Não existe algo mais desagradável em um ensaio do que o regente mudar, trocar, retornar a trocar certas notas. Normalmente isso não denota expressão de competência, trará insegurança ao grupo tornando o ensaio fatídico.
F)Psicologia de GrupoÉ importante conhecer a personalidade e voz de cada coralista. Guiar e orientar os cantores. Motivar e incentivar acima de tudo ser um modelo e exemplo.
1.2 QUALIDADES HUMANAS
A)Sociabilidade

Habilidade de compreender outras pessoas. Ter a capacidade de discernir e responder às mudanças de humor dos outros. Perceber sentimentos, motivações e preocupações dos outros.Ter capacidade de aconselhar e ser aconselhado. Bom senso e sensibilidade, com certeza são fundamentais.
O coral exerce uma grande função social.
B)Liderança - CHEFE ou LIDER ?Lider quer dizer "guiar e orientar as pessoas", mas também motivar e incentivar. E acima de tudo ser um modelo e exemplo. Para conseguir tudo isso, temos que estar em dia com a gente: sem dívidas, sem problemas não resolvidos, sem dilemas não refletidos, sem atrasos e confusões. Temos problemas, mais lembre-se: "De tropeços , vitórias e quedas se constrói a experiência".
C)Personalidade
Ter o bom caráter, qualidades de um bom regente, ter consciência de sua importante função.
D)Contrôle emocionalTer domínio sobre sua própria emoção e a emoção do grupo, orientando a todos quando necessário.
E)HumildadeUma virtude admirável em um regente, ser modesto.
F)DiálogoSolucionar problemas e resolver conflítos. Negociar; diplomacia e relações públicas são importantíssimas para obter sucesso no diálogo. Na prática é: tentar manter a calma, encontrar um caminho do meio ver as coisas de vários ângulos, analisar outras alternativas. Conhecer a opnião de outros. Muitas vezes ficamos martelando num só ponto de vista quando a saída está muito mais perto do que imaginamos. Negociar é uma arte tanto quanto reger.
G)Experiência de vivência grupalO conhecimento e o estudo adquirido pela prática do exercício do regente ao grupo.

2. INSPIRAR O GRUPO
2.1 QUALIDADES TÉCNICAS
A)Dinâmica Musical
Tem como objetivo principal a conversação do estudo musical, o som, a grafia da música, a expressão, dar vida a música.
B)Visão Plástica e Sitêmica da PeçaCapacidade de plamar a fisionomia da peça. Ser capaz de modelar, preparar o grupo para dar expressão conforme o sentido dado pelo autor da peça.
C)Fazer do Grupo um Instrumento Vivo a ser Tocado.Cada cantor é um unstrumento, uma ferramenta de trabalho. Dar a eles a satisfação e o prazer de estar envolvido com a música.
D)Fotografar Para o Grupo a Mensagem da Peça.É memorizar e depois retratar, reproduzir a imagem do tempo, a história e ambientar o trabalho da sua época.
2.2 QUALIDADES HUMANAS
A)Vivência da Mensagem da peça.
É preciso experiência ao reger. Dominar a leitura musical, A letra, a mensagem. Conhecer sua tradução caso seja em outro idioma. Saber dominar situações.
B)Ser Artísta e Não Artífice.Ser original. Reconhecer que seu trabalho é uma dádiva. Que é importante para sua vida e para os demais participantes. Não fazer por obrigação ou de maneira mecânica.
C)Representação Mental da Peça.Estar consciente do que irá reger.
D)Doação ao Grupo.Estar relacionado ao grupo de corpo e alma.
E)Comunicação. (quase telepática) com o grupo
Estar atento ao progresso do grupo. Conseguir prever e interpretar os diversos rumos que o mesmo pode seguir. Direcioná-los conscientemente.
F)Independer da Parte Orgânica da Peça.Organizar a peça, letras. Estar pronta, estudada, fotografada, memorizada e reger com liberdade e prazer.
O TRIÂNGULO DA REGÊNCIA PLENATripé de fundamentos para a realidade sonora efetiva.
Três forças interdependentes, conjugadas no ato de reger, devem ser levadas em conta, para a realização da obra plena.

1. O AUTOR:
Respeito à criação e mensagem do autor da obra.
Conhecimento do seu estilo, sua personalidade artística e sua obra.

2. O EXECUTANTE:Fazer do executante um instrumento vivo, de mostragem da mensagem do autor, sem perda da sua identidade própria.

3. O OUVINTE:Atender para o ouvinte interessado um resultado sonoro e na mensagem.
Atender para sua capacidade, seus anseios e suas necessidades humanas e culturais.
ALGUNS CONSELHOS-Não faça mais gestos do que o necessário para transmitir uma idéia. Você irá confundir em vez de esclarecer;
-Encontre o eixo vertical de seu corpo. Mantenha-o vertical e deixe seus gestos irradiarem desse centro;
-Dê unidade aos seus movimentos. Se, ao bater um tempo, você articular batuta, pulso, cotovelo, ombro, cabeça e tronco, os músicos terão muita dificuldade em entender qual dos movimentos está indicando o tempo.
-Não tente substituir a clareza de seus gestos pela sua expressão facial. Embora ela possa ajudar a acentuar a expressão de determinados trechos, não se rege com a face.
-Acredite no poder expressivo dos gestos! Não tente reforçá-los com outros movimentos. Isso seria redundante e desnecessário.
-Autoridade e humor são coisas distintas. Não tente impor sua autoridade pelo mau humor. A competência costuma levar a melhores resultados nessa área.
-Fale o mínimo necessário. Um ensaio não é uma palestra nem uma aula expositiva. É um trabalho coletivo que tenta recriar a concepção musical de um indivíduo.
-O ideal é reger de cor. Caso isso não seja possível, use a partitura apenas como uma referência. --Seu olhar deve manter um contato direto com o dos músicos. Essa é a principal forma de manter o controle e a unidade psicológica da orquestra.
-Cuide do seu corpo! Relaxe sua musculatura! A linguagem da regência é simbólica. Para indicar um forte, basta fazer o gesto adequado, não precisa contrair toda sua musculatura para isso. Se você estiver usando seu corpo corretamente, sentir-se-á revigorado ao final de uma apresentação ou ensaio. Caso sua sensação seja a de que um trator lhe passou por cima, pode ter certeza de que não está usando seu corpo adequadamente.
-Seja explícito, não dê margem à comunicação equivocada. Se a telepatia é possível, ela não é um pré-requisito para um músico. Portanto, não espere que os músicos adivinhem suas idéias
-Mostre-as claramente através de seus gestos!
-Cultive sua riqueza interior. Um maestro deve ser admirado pelos músicos por sua humanidade e não somente respeitado por sua autoridade. Seu verdadeiro trabalho inclui muito além de notas afinadas e ritmos corretos.
5.A “AURA" SONORA DO REGENTEFinalizando, vale a pena falar de um fenômeno interessante: a “aura sonora” do regente. Ao amadurecer sua imaginação musical e aperfeiçoar sua técnica, o maestro cria no seu espírito um mundo sonoro próprio, impregnado com sua marca pessoal. Essa aura o acompanha aonde for, independente dos música que esteja regendo.
Assim, da mesma forma que um bom instrumentista tira o “seu” som, qualquer que seja o instrumento que esteja em suas mãos, o bom maestro faz o mesmo com cada orquestra que reger.
"O homem que não tem a música dentro de si e que não se emociona com um concerto de doces acordes é capaz de traições, de conjuras e de rapinas." (William Shakespeare)
-http://www.corais.mus.br/tecnica_vocal/funcoes_regente.html

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