terça-feira, 25 de novembro de 2008

Coro de Casais - Família EnCantando


Por: Larissa Marinho.


A formação, o estilo musical e os objetivos dos corais são bastante variados. Estamos vendo vários grupos com o objetivo maior de cantar na igreja, mostrar que a mesma mantém a tradição, acompanhar a igreja nos hinos congregacionais etc... Quando comecei a fazer esta pesquisa percebi que é muito raro encontrar hoje nas igrejas um coro ou conjunto específico de CASAIS. Sabemos e até fazemos parte de uma forma direta ou indireta de Coros de Crianças, Adolescentes, Jovens e Misto.
O objetivo de ter um coro de casais na igreja é edificar e fortalecer o Casamento e a Família, estimulando a comunhão entre os casais de forma contínua e permanente, sendo um grande instrumento de evangelização. Compartilhar dificuldades, alegrias, trocar experiências, receber ajuda e incentivo. Convidar novos casais (vizinhos, parentes e amigos) para estar juntos louvando a Deus.

A) Como Manter ou Criar um Coro de Casais?
A atividade coral visa, dentre outros objetivos, estimular os seres humanos a desenvolverem talentos ou habilidades além do seu ambiente de convivência diária. Despertar a comunicação, (respiração e expressão verbal correta) e apresentação em público dentre muitas outras. Participar de encontros, festivais, cursos que são organizados por ligas de corais é uma fonte de riqueza e uma troca de informações constantes elevando a auto-estima das pessoas. Conhecer atividades desenvolvidas nos outros lugares, municípios. O Canto Coral desenvolve uma das competências mais requisitadas hoje nas mais diversas organizações de igrejas. O coral não só estimula mais estabelece uma série de posturas e comportamentos que deveriam ser seguidos no ambiente: trabalho em equipe, ajuda mútua, respeito às regras e aos limites e, principalmente, a consciência de que o resultado do todo é muito mais importante do que trabalhos isolados. O casal aprende a ter um companheirismo, a contar um com o outro.

B) Base Bíblica
Incentive sempre a leitura bíblica em dupla nos ensaios. Peças aos casais que levem sempre uma bíblia para poderem estar acompanhando.

C) DinâmicasToda Dinâmica deverá ter uma mensagem, pois ela não é uma brincadeira, mas, outra forma descontraída de edificação. A dinâmica gera alegria, descontração, gratidão, confissão e grandes descobertas entre os cônjuges. Gera conhecimento íntimo, um em relação ao outro, e do casal para com os outros casais, criando afinidades e amizade entre o grupo.

1. A Ajuda Mútua
- Peça para que o marido amarre uma corda (sem ser apertada) no pulso de sua esposa e a outra na dele a fim de uni-los.
- Ao comando de uma pessoa eles faram o que for mandado exatamente com aquela mão a qual esta amarrada a fita.

Mensagem: Temos que nos ajudar mutuamente, pois se o esforço for só de um dos cônjuges para investir, incentivar, aperfeiçoar o casamento ou até mesmo o outro cônjuge será um peso grande que poderá desanimá-lo e frustrá-lo, ficando um relacionamento desgastado. Em todas as coisas ambos tem que contribuir e ajudar no relacionamento ou no crescimento familiar. Ninguém pode ficar sobrecarregado. Ex: Ler a Bíblia, orar, ir para a Igreja, para o Grupo de Casais, educação dos filhos, lazer etc.

2. Eu Não dou Choque- Você pedirá que todos os casais fiquem de pé e você dará as seguintes ordens e eles terão que cumprir-las com seu cônjuge.
1. Deverão ficar abraçados com força por 1 minuto e meio2. Continuarão abraçados e terãoque se beijar por 1 minuto3. Agora o marido tentará carregar sua esposa por 1 minuto4. A esposa fará um carinho no marido por 1 minuto
Deixe todos sentar e você pode compartilhar sobre os seguintes temas: A Importância do Toque Físico no Casamento; Romantismo; O Carinho Sempre é Necessário; Precisamos Estar Juntos; Regando o Relacionamento etc.

D) Relaxamento- Peça para que um dos cônjuges faça massagens nas costas de seu companheiro;
- Em seguida peça para o que esta recebendo a massagem abaixe, como se fossem tocar os pés, mas, mantendo as pernas esticadas;
- De suaves batidas em várias partes do corpo; perna, vértebras, ombros, braços.
- Individualmente comece relaxando o rosto, soltando toda a musculatura da face. Ao relaxar o rosto, a boca fica um pouquinho aberta. Isto acontece sem nenhum esforço, independente de qualquer contração dos músculos, pois o relaxamento não exige força física. A melhor maneira de se relaxar é deixar-se levar pelo exercício. - Relaxe em seguida os ombros, um pouco mais, um pouquinho mais e . . . muito bem ! Perceba o relaxamento de sua nuca, os braços estão relaxados. Todo o seu corpo está relaxado.
- Respire em 3 segundos e solte também em 3 segundos.
- Jogue as pernas para frente como se fosse chutar uma bola de futebol;

E) Vocalizes
Faça com cautela todos os exercícios , respeitando o seu limite; não se esqueça de fazer exercícios de respiração e relaxamento antes de começá-los. Aqui estão algumas sugestões para usar como exercício de aquecimento vocal.

1. Repita estas frases 6x: RIMA, REMO, ROMA (Rrrrrrr)
2. Relaxe bem o maxilar;
3. Boceje como se estivesse com sono;




































Edificando o Lar na Rocha que é Cristo!!!




Nenhum comentário: